Minha lista de blogs

quarta-feira, 3 de julho de 2013

UMA HOMENAGEM AOS CALANGOS DA TRILHA



TRILHAS

Subidas, descidas, atalhos, veredas, trilhas. Um ponto estratégico, um lugar dentro da mata, à beira do principício, a nascente de um de um rio, um feito da natureza. A história conta, a tradição reconta. É por aqui...
Vamos lá. É exuberante. Uma maravilha, é lindo. Chegam lá. Encantam-se.
Um feixe de pedras, um promontório à beira do abismo, enfeitando a cabeça do talhado. As pedras encaixadas, umas sobre as outras embalados pelo canto mavioso de um pássaro ou pelo assobio do vento, nos retorcidos ramos dos arbustos e das árvores.
Acampar ou passam só vendo o hábito de uma natureza esplendorosa.
Depois exploram um monte, um pico, um serrote, ou uma doce encosta de um vale...Para perceber justamente o invisível, o esvoaçante, o esquivo.
O que há de pitoresco, marcante, no lugar: uma árvore nascida e crescida na fenda de uma pedra, as flores de suas árvores, as águas que lá escorrem: em cascatas ou descendo por degraus de rochas porosas...
Os que fazem as trilhas vão registrando na memória em fotos, para perpetuar o instante.
Depois vão contar as histórias vividas e testemunhadas, novos focos perspectivando o olhar.Acampar debaixo de um luar magnífico e ouvindo o canto de uma ave noctívaga, bafejados pelo famoso “acarati” o vento da noite.

 Uma homenagem aos Calangos da Trilha
Ipu, 24-02-2013

Maria Cleide de Mello Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário