Minha lista de blogs

sábado, 3 de setembro de 2011

Trekking: O hábito saudável da caminhada



A Prática esportiva e cultural do Trekking e Trilhas

O termo em inglês trekking tem origem no verbo trekken, que significa migrar na língua africâner. A palavra carregava uma conotação de resistência física e remete há um tempo em que os únicos meios de transporte eram os próprios pés. Atualmente a palavra trekking dá nome a uma prática cada vez mais difundida pelo mundo, que alia o saudável hábito da caminhada ao restaurador contato direto com a natureza. Os trekkeres, como são conhecidos os praticantes do esporte, cruzam longas distancias a pé, normalmente carregando pesadas mochilas e explorando paisagens naturais e ambientes pouco tocados, quase sempre distantes da civilização.

Sem restrições etárias e com custo relativamente baixo, se comparado a outros esportes radicais e de aventura, o trekking apresenta realmente diversos pontos positivos que nos fazem convergir à sua prática. Primeiro, como prática esportiva, é extremamente saudável e recomendado a todas as idades, guardado evidentemente o devido nivelamento de dificuldade. Fazer trilha nos proporciona ainda experiências de contato direto com a natureza. Em tempos de crises ambientais, muito úteis são todas as iniciativas que estreitam uma relação saudável com o planeta Terra. As vivências ecológicas experimentadas em um trekking nos fazem muitas vezes repensar nossos hábitos e refletir sobre a sustentabilidade da nossa civilização. Outra vantagem é a oportunidade de elevação e autoconhecimento a partir do contato com diferentes culturas e povos, e da convivência próxima que o grupo compartilha na trilha, muitas vezes em situações extremas.

O trekking pode ser praticado como atividade desportiva, com equipes e competições, ou como simples atividade de lazer. De fato, muitos brasileiros fazem trilha como pura diversão. São os grupos de amigos que se reúnem e decidem fazer uma grande travessia ou explorar uma cachoeira ou uma montanha. É apenas o prazer de estar em contato próximo com amigos e com a natureza. Aqui a atividade se confunde com o Ecoturismo e muitas vezes ela demanda a contratação de agencia especializada ou guia local de visitantes, além de SEMPRE necessitar de equipamentos e conhecimentos adequados.

Sobre a prática desportiva, aqui no Brasil há diversas equipes de trekking e algumas associações e competições organizadas. Existem as modalidades de corrida de aventura ou trekking de regularidade, sendo que nesta última o quesito principal a ser avaliado é a concordância com o trajeto pré-estabelecido, diferente da primeira que é mais uma prova de velocidade. O trekking de competição exige muito mais habilidades por parte dos praticantes, como preparação e condicionamento físico, equipamentos mais específicos e disciplina competitiva.

No Brasil, o trekking tem conquistado cada vez mais adeptos, e muito desse sucesso se dá, por ser o país extremamente afortunado em trilhas e belas paisagens. Do Oiapoque ao Chuí são incontáveis possibilidades de cachoeiras, cânions, serras e vales, além de rios de todos os tamanhos, florestas e toda a extensão de praias em terras tupiniquins. O país tem atualmente 76 parques nacionais, além de inúmeros parques e áreas de conservação estaduais e municipais e a maioria promove ou é palco de atividades de ecoturismo e de esportes de aventura.
Então, escolha uma região que lhe agrade, ponha a mochila nas costas e vá!


Saiba Mais:

www.guiavaledopati.blogspot.com
http://www.jornaldotrekking.com.br/
http://www.webventure.com.br/trekking/
Fontes:
http://www.trilhaserumos.com.br/dicas_dicasuso_ler.asp?IdDica=79
www.wikipedia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário